Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

EU INDICO PARA O FINAL DE SEMANA

A indicação para o final de semana é do portal da casa de Rui Barbosa, com todo o seu conteúdo e amplo material para pesquisa. Dentro do mesmo portal, o site Para Crianças, com material especialmente destinado aos pequeninos e a professores.

Acessando a página principal do portal, clique na guia Para crianças, situada no menu horizontal à direita ou, se você entrar direto pelo subsite cujo link está lá em cima, o site se abrirá, mostrando uma animação. Passando o mouse pela animação, é possível identificar as seções, que estão disponíveis no menu na parte inferior do site.

As primeiras delas trazem a história de Rui Barbosa, do bairro de Botafogo e da cidade do Rio de Janeiro ilustradas com imagens e fotografias que tornam o conteúdo ainda mais atraente para as crianças. Na seção Professor e aluno, encontramos alguns textos para a reflexão do professor e para orientá-lo sobre o propósito do museu na educação, além de um guia para a visita.

Também nessa seção estão textos de Orígenes Lessa para crianças, caricaturas de Rui Barbosa e uma visita virtual ao museu, Conduzido por miss Baby. Baby, no caso, era a filha de Rui Barbosa e a visita é guiada por frases atribuídas a ela.

A seção Biblioteca traz indicações de livros para crianças com histórias passadas dentro da casa de Rui Barbosa ou que tenham a ver com o jurista. Um dos livros é uma síntese da vida de Rui Barbosa em forma de poemas voltados para crianças.

A seção Links oferece várias dicas de sites interessantes para crianças, como o do escritor Ziraldo, da Fundação Planetário e o do Museu da República, além de links para sites internacionais como o do Museum of Modern Art.

As crianças certamente vão gostar da seção de jogos, na qual é possível trocar a roupa de bonecos que representam Rui Barbosa e sua família, além de outros passatempos, como Cruzadinha e Dominox. Nessa seção também ficam os desenhos das crianças que visitaram a Casa de Rui Barbosa recentemente.

Este é um site preparado especialmente para a criança e o professor, e muito interessante para fazer experiências de navegação em sala de aula.

Posts relacionados

Um comentário: